Categoria: CIRURGIA

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

CÂNCER DE ESTÔMAGO

Para os concursos, tanto nas provas de clínica médica como nas de cirurgia, são abordados as principais neoplasias do trato gastrointestinal: câncer de esôfago, estômago e colorretal. A maior parte das neoplasias gástricas é maligna, sendo 95% representada pelo adenocarcinoma. Outras malignidades incluem o linfoma e o sarcoma. O foco para as provas de residência…
Leia mais

CÂNCER DE ESÔFAGO

Para os concursos, tanto nas provas de clínica médica como nas de cirurgia, são abordados as principais neoplasias do trato gastrointestinal: câncer de esôfago, estômago e colorretal. Dominar esses assuntos é a garantia de pontos na sua prova. Veja uma questão exemplo sobre o câncer de esôfago:   UERJ – No ocidente, tem-se observado um…
Leia mais

DOENÇA ULCEROSA PÉPTICA

Para os concursos é importante que você saiba diagnosticar, classificar e tratar as úlceras duodenais e gástricas. Geralmente, o enunciado das questões mostra um adulto que faz uso de anti-inflamatório não esteroidal ou que tem infecção pelo Helicobacter pylori. Veja uma questão exemplo:   UNICAMP –  Homem, 42 anos, com ulcera duodenal sangrante diagnosticada por…
Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO (DRGE)

A DRGE é a principal doença do esôfago e também a mais cobrada em provas. Esta é uma condição bastante frequente e geralmente de fácil reconhecimento e tratamento Acomete de 10 a 20% da população de qualquer faixa etária, sendo que na criança predomina em lactentes e geralmente desaparece até a idade de 4 anos.…
Leia mais

PÓS-OPERATÓRIO

Em provas de residência, você deve saber os aspectos principais do período pós- operatório, dividido em 3 fases: imediato = primeiras 24 horas; mediato= alta hospitalar; tardio= até a alta ambulatorial. Você deve saber para a prova sobre as medidas de controle hidroeletrolítico, tratamento de dor e demais sintomas, cuidados com ferida operatória e complicações.…
Leia mais

PRÉ-OPERATÓRIO

Em provas de residência, você deve saber os aspectos principais do pré-operatório, principalmente, quais exames complementares são necessários solicitar em cada situação. O objetivo da avaliação clínica pré-operatória não é o rastreamento amplo de doenças não diagnosticadas, mas a identificação e quantificação de comorbidades que podem alterar os resultados da intervenção cirúrgica. Veja no exemplo…
Leia mais

CICATRIZAÇÃO

Em provas de residência, as questões de cicatrização são geralmente a respeito das fases do processo cicatricial (inflamatória, proliferação e maturação), incluindo as células inflamatórias envolvidas e, sobre as cicatrizes distróficas (queloides e cicatrizes hipertróficas)  Veja no exemplo a seguir uma questão sobre esse tema:   AMP 2016- O reparo de feridas é o esforço…
Leia mais

QUEIMADURAS

Em provas de residência, as questões sobre queimaduras cobram muito sobre o atendimento primário e a classificação dos graus das lesões. Mas você pode se deparar também com questões sobre a estimativa da área queimada e os efeitos sistêmicos das queimaduras. Lembre-se que o paciente pode-se queimar por contato direto com chamas, objeto quente, substância…
Leia mais

NEUROTRAUMA

Em provas de residência, as questões sobre neurotrauma (TCE e TRM) costumam cobrar a classificação do TCE, os sangramentos intracranianos e as medidas gerais no tratamento. É importante que o aluno tenha decorado a Escala de Coma de Glasgow, e saiba as indicações de realização de tomografia de crânio, como pacientes que apresentaram perda de…
Leia mais

TRAUMA TORÁCICO

Os pontos essenciais que devemos saber sobre trauma torácico são: avaliação inicial, que segue as mesmas prioridades do ATLS®, sendo a via aérea a primeira etapa com a proteção da coluna cervical; lesões com risco imediato à vida, que devem ser diagnosticadas e tratadas durante a avaliação primária; e outras lesões torácicas. Lembre-se que as…
Leia mais