Categoria: GERAL

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

PÓS-OPERATÓRIO

Em provas de residência, você deve saber os aspectos principais do período pós- operatório, dividido em 3 fases: imediato = primeiras 24 horas; mediato= alta hospitalar; tardio= até a alta ambulatorial. Você deve saber para a prova sobre as medidas de controle hidroeletrolítico, tratamento de dor e demais sintomas, cuidados com ferida operatória e complicações.…
Leia mais

PRÉ-OPERATÓRIO

Em provas de residência, você deve saber os aspectos principais do pré-operatório, principalmente, quais exames complementares são necessários solicitar em cada situação. O objetivo da avaliação clínica pré-operatória não é o rastreamento amplo de doenças não diagnosticadas, mas a identificação e quantificação de comorbidades que podem alterar os resultados da intervenção cirúrgica. Veja no exemplo…
Leia mais

CICATRIZAÇÃO

Em provas de residência, as questões de cicatrização são geralmente a respeito das fases do processo cicatricial (inflamatória, proliferação e maturação), incluindo as células inflamatórias envolvidas e, sobre as cicatrizes distróficas (queloides e cicatrizes hipertróficas)  Veja no exemplo a seguir uma questão sobre esse tema:   AMP 2016- O reparo de feridas é o esforço…
Leia mais

QUEIMADURAS

Em provas de residência, as questões sobre queimaduras cobram muito sobre o atendimento primário e a classificação dos graus das lesões. Mas você pode se deparar também com questões sobre a estimativa da área queimada e os efeitos sistêmicos das queimaduras. Lembre-se que o paciente pode-se queimar por contato direto com chamas, objeto quente, substância…
Leia mais

NEUROTRAUMA

Em provas de residência, as questões sobre neurotrauma (TCE e TRM) costumam cobrar a classificação do TCE, os sangramentos intracranianos e as medidas gerais no tratamento. É importante que o aluno tenha decorado a Escala de Coma de Glasgow, e saiba as indicações de realização de tomografia de crânio, como pacientes que apresentaram perda de…
Leia mais

TRAUMA TORÁCICO

Os pontos essenciais que devemos saber sobre trauma torácico são: avaliação inicial, que segue as mesmas prioridades do ATLS®, sendo a via aérea a primeira etapa com a proteção da coluna cervical; lesões com risco imediato à vida, que devem ser diagnosticadas e tratadas durante a avaliação primária; e outras lesões torácicas. Lembre-se que as…
Leia mais

TRAUMA ABDOMINAL

Os principais tópicos das provas de residência médica sobre trauma abdominal abordam a avaliação inicial,  os exames complementares: FAST x lavado peritoneal diagnóstico x tomografia computadorizada e, as indicações de cirurgia. Os doentes hemodinamicamente instáveis podem ser avaliados com LPD ou ultrassom tipo FAST. A tomografia só deve ser realizada em doentes hemodinamicamente estáveis. Já…
Leia mais

ATENDIMENTO AO PACIENTE POLITRAUMATIZADO

Em provas de residência, as questões sobre atendimento inicial ao politraumatizados incluem principalmente a identificação dos passos iniciais “A – B – C – D – E”. O candidato encontrará várias questões que apresentam o caso clínico e em seguida perguntam qual a sua conduta subsequente. Veja no exemplo a seguir que estamos diante de…
Leia mais