Categoria: CLÍNICA MÉDICA

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é muito prevalente na prática clínica, além disso, corresponde a 20% das questões de cardiologia nos concursos. Pode ser definida pelo aumento dos níveis pressóricos ≥ 140×90 mmHg, por meio de pelo menos duas medições (atenção: os valores podem variar de acordo com a bibliografia dos concursos!). É mais comum…
Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

Nos concursos, o tema de acidentes com animais peçonhentos é pouco frequente. Mas, é importante que você saiba identificar os principais aspectos de cada acidente. A espécie de cobra mais frequentemente implicada com acidentes ofídicos é a Bothrops, enquanto que acidentes com as espécies Crotalus, Lachesis e Micrurus são substancialmente menores. Veja uma questão exemplo:…
Leia mais

ESQUISTOSSOMOSE

As parasitoses intestinais, depois de AIDS e tuberculose, é o tema mais cobrado de infectologia nos concursos. Dê atenção especial à esquistossomose (xistose, barrida d’água ou doença do caramujo)! Essa parasitose é causada pelo Schistosoma mansoni (helminto pertencente à classe dos Trematoda). Nos concursos são cobrados questões, principalmente, sobre a propedêutica e o tratamento.  No…
Leia mais

TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR

Nos concursos, as principais questões de tuberculose (TB) são referentes à TB pulmonar. As formas extrapulmonares (pleural, miliar, meníngea, renal e osteoarticular) são muito pouco cobradas. Porém, vamos revisar rapidamente os principais tópicos que já foram cobrados em questões de residência. Veja uma questão exemplo:   UFF-2017-  No Brasil, o biomarcador com sensibilidade, especificidade e…
Leia mais

TUBERCULOSE PULMONAR

Nos concursos, a tuberculose é o segundo tema de infectologia mais cobrado. Geralmente, o examinador apresenta um caso clínico com quadro respiratório arrastado, com febre, estertores em algum lobo pulmonar e questiona sobre a propedêutica e o tratamento. Lembre-se que nesses casos é realizada baciloscopia de escarro com 3 amostras, se vier positiva inicia-se o…
Leia mais

SEPSE E CHOQUE SÉPTICO

Nos concursos, sepse e choque séptico são temas bastante frequentes. Além disso, houve uma mudança recente de suas definições (SEPSIS-3 do Jama), devido à grande importância que assumem. A nova definição de sepse é: disfunção orgânica potencialmente fatal causada por uma resposta imune desregulada a uma infecção. Já choque séptico, a nova definição é considerada…
Leia mais

ENDOCARDITE INFECCIOSA (EI)

A endocardite infecciosa é um tema pouquíssimo frequente em provas, mas mesmo assim vale a pena dar uma olhada em seus principais tópicos. Trata-se de doença febril de amplo espectro que pode se apresentar de forma aguda, com lesão cardíaca importante e disseminação de êmbolos sépticos, que que quando não tratada de forma adequada evolui…
Leia mais

SOFRIMENTO FETAL AGUDO

Cada vez estão mais presentes nos concursos de residência questões abordando sofrimento fetal agudo e crônico. O SFA é aquele que ocorre principalmente durante o trabalho de parto e que se caracteriza por redução brusca e acentuada das trocas maternofetais. Sofre o SFA você deve ser capaz de: identificar os fatores predisponentes, compreender os métodos…
Leia mais

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

As infecções do trato urinário (ITU) são muito frequentes na prática clínica e, denominar seus principais aspectos pode ser garantia de pontuação nas provas de residência. Lembre-se que o termo ITU engloba: bacteriúria assintomática, cistite, pielonefrite e prostatite. Veja uma questão exemplo:   FUNDAÇÃO JOÃO GOULART – 2018: Em casos de pielonefrite aguda, o esquema…
Leia mais

ARBOVIROSES

As provas de residência cada vez mais cobram questões acerca das arboviroses. Essas representam um grupo heterogêneo de vírus transmitidos por artrópodes hematófaros, sendo que a principal, tanto na prática clínica quanto nos concursos, é a dengue. Atente-se também para febre amarela, zika e chikungunya. Veja uma questão exemplo:   UFPB: Dengue é uma doença…
Leia mais