Categoria: ENDOCRINOLOGIA

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

DOENÇAS DA GLÂNDULA ADRENAL

As doenças das adrenais correspondem a 10% das questões de endocrinologia nas provas de residência. Então, saber os principais aspectos dessas patologias é essencial. Primeiro, lembre-se que a glândula suprarrenal é dividida em duas regiões: córtex (síntese de mineralocorticodes, glicocorticoides, anfrogênios) e medula (síntese de catecolaminas). Veja uma questão exemplo:   UNIRIO: Na insuficiência adrenal…
Leia mais

NÓDULOS DE TIREOIDE

Os nódulos da tireoide são condições extremamente comuns, tanto na população (prevalência de 4 a 7%) quanto nas provas de residência. Lembre-se que a maioria é de natureza benigna. Apesar de ser mais comum em mulheres jovens um nódulo tireoidiano tem maior probabilidade de ser maligno quando é diagnosticado em homens acima de 50 anos.…
Leia mais

DIABETES MELITO – DIAGNÓSTICO

Nas provas de residência, cerca de 40% das questões de endocrinologia são sobre o diabete melito. Os temas de maior relevância para as provas são: fatores de risco, diagnóstico, início do tratamento, modificação do tratamento e drogas utilizadas. Atualmente, há aumento da incidência de DM2 na população devido à obesidade e aumento da expectativa de…
Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ENDOCRINOLOGIA PARA CONCURSOS

Nas provas de residência, temas de endocrinologia como diabetes melito (corresponde a 40% das questões), tireoidopatias são frequentes. Mas antes de vermos essas condições, é necessário o conhecimento básico de conceitos como: glândulas, hormônios, eixos de retroalimentação e ritmos hormonais. Vamos ver uma questão exemplo de como os examinadores podem cobrar questões sobre hormônios, no…
Leia mais