Categoria: HEMATOLOGIA

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

MIELOMA MÚLTIPLO

As questões de mieloma múltiplo, neoplasia maligna dos plasmócitos (células derivadas dos linfócitos B capazes de produzir anticorpos), são cobradas de acordo com os seguintes tópicos: apresentação clínica, diagnóstico, laboratório e tratamento da doença. Vamos ver uma questão exemplo:   UNICAMP – Homem, 70 anos, previamente hígido, refere dores ósseas que pioram com o movimento…
Leia mais

LINFOMAS

Para os concursos de residência, o importante é o aluno entender os aspectos gerais sobre linfomas (de Hodgkin: inicia-se por tecido linfoide dos linfonodos, linfócitos B; e não- Hogdkin: inicia-se por tecido linfoide “fora” dos linfonodos, linfócitos B e T) e algumas características típicas de certos subtipos. Vamos ver uma questão exemplo sobre o tema:…
Leia mais

LEUCEMIAS CRÔNICAS

Para os concursos de residência, o importante é o aluno entender os aspectos gerais das leucemias crônicas (leucemia mieloide crônica – LMC; leucemia linfoide crônica – LLC), que se referem ao acúmulo lento e progressivo de clones neoplásicos e leucocitários na medula óssea (células em uma fase tardia de maturação). Vamos ver uma questão exemplo…
Leia mais

LEUCEMIAS AGUDAS

Para os concursos de residência, o importante você saber os fatores de risco, patogênese, evolução clínica, tipagem, citogenética, complicações e tratamento geral das leucemias. As leucemias agudas acontecem por uma proliferação de precursores da linhagem linfoide e da mieloide (blastos), devido a um bloqueio da maturação. Na LMA (45% das leucemias; leucemia do adulto) ocorre…
Leia mais

DISTÚRBIOS DA COAGULAÇÃO

Para os concursos de residência, os principais distúrbios da coagulação cobrados são: doença de von Willebrand (dica: tempo de sangramento alargado e número de plaquetas normais), coagulação intravascular disseminada  (CIVD), hemofilia e deficiência de vitamina K. Vamos ver uma questão exemplo sobre o tema:   UCPEL – Menino de 3 anos é levado para atendimento…
Leia mais

ANEMIA MEGALOBLÁSTICA

O tema anemias é bastante cobrado dentre as questões de hematologias nas provas de residência. A anemia megaloblástica é uma das causas de anemia macrocítica e ocorre devido a um bloqueio na síntese de DNA. Se tivermos um bloqueio na síntese de DNA, teremos problema em todas as células sanguíneas, consequentemente, encontraremos plaquetopenia, leucopenia e…
Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS ANEMIAS E ANEMIA FERROPRIVA

O tema anemias é bastante cobrado dentre as questões de hematologias nas provas de residência. Elas representam mais de 40% dos temas de hematologias nos concursos. Os principais temas são: etiologia das anemias, casos clínicos, índices laboratoriais, diagnósticos laboratoriais, diagnósticos diferenciais entre as anemias e tratamentos. Vamos ver uma questão exemplo:   UFRJ – Paciente…
Leia mais