Categoria: NEFROLOGIA

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

EMBRIOLOGIA, ANATOMIA E FISIOLOGIA RENAL

Para acertar as questões de nefrologia das provas de residência, devemos ter domínio da embriologia, anatomia e fisiologia renal. O aluno precisa compreender, por exemplo, como o corpúsculo de Malpighi participa da formação do filtrado glomerular, o funcionamento das fendas de filtração, o que é mesângio e o funcionamento do sistema tubular. Veja uma questão…
Leia mais

DISTÚRBIOS DA CONCENTRAÇÃO DO SÓDIO

Os distúrbios do sódio, apesar de muito importantes na prática clínica, são pouco cobrados em provas de residência. No entanto, caso caia o tema na sua prova é bom garantir uma questão! Lembre-se que na hipernatremia (Na > 145 mEq/L), como o sódio é osmoticamente ativo, teremos hiperosmolaridade e desidratação celular. Já a hiponatremia (Na<135…
Leia mais

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Para as provas de residência é importante saber sobre os principais aspectos da lesão ou insuficiência renal aguda: classificação (pré-renal, intrínseca, pós-renal), diagnóstico, causas, índices urinários, tratamento. Lembre-se que IRA é caracterizada por uma redução abrupta da filtração renal. Ela é atualmente definida como elevação de pelo menos 0,3 mg/dL de creatinina em relação ao…
Leia mais

GLOMERULOPATIAS NO ESPECTRO NEFRÓTICO

As glomerulopatias são patologias constantemente cobradas nas provas.  Aqui vamos relembrar da proteinúria assintomática (proteinútia: 300 mg a 10g/dia, sedimento inespecífico) e, principalmente, das doenças que cursam com síndrome nefrótica (preteinúria > 3g/dia, hipoalbuminemia, edema, dislipidemia). Não se esqueça que dessas patologias apenas uma cursa com queda do complemento: glomerulonefrite membranoproliferativa. Veja o enunciado de…
Leia mais

GLOMERULOPATIAS NO ESPECTRO NEFRÍTICO

As glomerulopatias são patologias constantemente cobradas nas provas.  O candidato deve fixar que das doenças que cursam com síndrome nefrítica, apenas três não terão diminuição do complemento: doença de Berger, doença de Goodpasture e vasculites em geral. Vamos relembrar aqui as três principais glomerulopatias com espectro nefrítico: hematúria glomerular assintomática (sem lesão renal aguda), síndrome…
Leia mais

O EXAME DE URINA

Para acertar as questões de nefrologia das provas de residência, devemos saber na ponta da língua alguns conceitos básicos do exame de urina. Além disso, ema alguns concursos são cobradas questões conceituais. Por isso, vamos rever sobre o tema. Veja uma questão exemplo:   UFF – A presença de eritrócitos dismórficos no exame de urina…
Leia mais