Categoria: REUMATOLOGIA

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

SOFRIMENTO FETAL AGUDO

Cada vez estão mais presentes nos concursos de residência questões abordando sofrimento fetal agudo e crônico. O SFA é aquele que ocorre principalmente durante o trabalho de parto e que se caracteriza por redução brusca e acentuada das trocas maternofetais. Sofre o SFA você deve ser capaz de: identificar os fatores predisponentes, compreender os métodos…
Leia mais

GOTA

O tema gota estava praticamente esquecido nas principais provas de residência médica nos últimos anos. No entanto, em 2016 ele voltou com força total. Por sorte, são questões fáceis. Lembre-se que gota é uma forma de artrite que causa episódios súbitos e graves de dor que afeta em geral uma articulação de cada vez, sendo…
Leia mais

VASCULITES

Nas provas de residência, as questões sobre vasculites geralmente versam sobre apresentação clínica típica dos pacientes. As vasculites se caracterizam por inflamação associada a áreas de necrose da parede dos vasos sanguíneos, acarretando dando tecidual. Lembre-se que as vasculites envolvem mecanismos imunológicos e, principalmente, as de pequenos vasos têm seu diagnóstico definido ou sugerido quando…
Leia mais

FEBRE REUMÁTICA

Nos concursos, as questões sobre febre reumática versam principalmente sobre os critérios diagnósticos, profilaxia e tratamento. Assim, dê uma atenção especial em manifestações neurológicas, cardíacas e nos critérios diagnósticos da doença. Em relação à profilaxia, fique atento sobre as indicações para uso de profilaxia primária (erradicação do foco estreptocócico) e secundária (prevenção). Na parte do…
Leia mais

SÍNDROME DO ANTICORPO ANTIFOSFOLÍPIDE (SAF)

As questões de SAF nas provas de residência não são tão comuns, mas sabendo os principais tópicos da doença acertar uma questão sobre o tema é fácil. A SAF é uma doença autoimune não inflamatória caracterizada por eventos trombóticos vasculares. A síndrome define-se por tromboses arteriais ou venosas recorrentes com história de mortalidade ou morbidade…
Leia mais

ESCLEROSE SISTÊMICA – ESCLERODERMIA

O tema esclerose sistêmica é pouco sobrado nas provas de residência, por isso ele é abordado de forma mais focada do que os capítulos de Artrite Reumatoide, Espondiloartrites, LES e Osteoartrite, que são os mais abordados nos concursos. Para as provas, sempre pensem em esclerodermia quando encontrarem questões fenômenos de Raynaud associado a espessamento de…
Leia mais

ESPONDILOARTRITES

As principais espondiloartrites, antigas espondiloartropatias soronegativas (fator reumatoide negativo), que são cobradas nas provas de residência são: espondilite anquilosante, artrite reativa (Síndrome de Reiter), artrite psoriásica e artropatias enteropáticas. Essas patologias têm algumas características comuns, como acometimento das articulações axiais e periféricas, predomínio no sexo masculino e em pacientes abaixo de 40 anos. Fixe esses…
Leia mais

OSTEOARTRITE

Nas provas de residência, para o acerto das questões sobre esse tema devemos distinguir a osteoartrose das doenças inflamatórias como a artrite reumatoide e a polimialgia reumática. A osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações sinoviais, caracterizada clinicamentepor dor e limitação funcional e radiologicamente pela presença de osteófitos, redução do espaço articular e esclerose do…
Leia mais

ARTRITE REUMATOIDE

Em provas de residência, as questões sobre artrite reumatoide cobram muito as diferenças entre manifestações clínicas da AR e da osteoartrose. Além disso, é importante saber alguns tópicos muito cobrados: o fator reumatoide elevado indica pior prognóstico, os anticorpos anti-CCP são muito específicos para a doença, na AR as articulações interfalangeanas distais das mãos são…
Leia mais

UNICAMP 2017 – USO CRÔNICO DE PREDNISONA NO PRÉ-OP

Mulher, 30 anos, faz uso crônico de prednisona 20 mg/dia e fará uma colecistectomia eletiva. EM RELAÇÃO À CORTICOTERAPIA A CONDUTA É: