Categoria: GOB

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

DISTÚRBIOS HIPERTENSIVOS DA GRAVIDEZ

Distúrbios hipertensivos da gravidez (DHEG) é o tema mais cobrado de obstetrícia nos concursos! Para as provas, você deve conhecer a fisiopatologia da doença, identificar as formas clínicas, complicações e diagnóstico, conhecer a medicações utilizadas e o manejo no controle e prevenção das crises convulsivas. Veja uma questão exemplo sobre o tema:   UFC– Gestante,…
Leia mais

ISOIMUNIZAÇÃO MATERNA PELO FATOR RH

Para as provas de residência, você deve reconhecer as situações de risco para isoimunização, diagnosticar essa grave intercorrência, compreender o acompanhamento da gestante isoimunizada e indicações de tratamento fetal, indicar corretamente o uso de imunoglobulina anti-Rh (Rhogan). Veja uma questão exemplo sobre o tema:   HSJJ– Em gestante portadora de isoimunização Rh, qual exame avalia…
Leia mais

SOFRIMENTO FETAL CRÔNICO E CRESCIMENTO INTRAUTERINO RESTRITO

Para as provas de residência, precisamos identificar os fatores de risco associados ao sofrimento fetal crônico e CIUR, compreender classificação de CIU (simétrico/ assimétrico) e suas implicações, entender a importância do doppler (arterial e venoso) no acompanhamento do CIUR, entender a conduta diante do diagnóstico e acompanhamento. Veja uma questão exemplo sobre o tema:  …
Leia mais

ROTURA PREMATURA DE MEMBRANAS

Para as provas de residência, você deve estar preparado para identificar os fatores de risco para rotura prematura de membranas (ruptura de membranas após 22 semanas e sem trabalho de parto nas gestações a termo ou pré-termo), entender as medidas que podem ser tomadas para reduzir as complicações materno-fetais. Veja uma questão exemplo sobre o…
Leia mais

PREMATURIDADE

Para as provas de residência, você deve estar preparado para identificar os fatores de risco para prematuridade, entender as intervenções preventivas, além de saber as medidas capazes de diminuir seus agravos. O parto pré-termo é aquele que acontece entre 22 e 37 semanas de gestação. Tem incidência de 10% no mundo, não apresentou redução nos…
Leia mais

SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL (SUA)

O SUA inclui os sangramentos de origem uterina relacionados à gravidez e suas complicações, distúrbios da hemostasia, anormalidades estruturais ou sangramento disfuncional. Para as provas de residência, você deve focar em entender os padrões anormais de sangramento, saber as causas mais prevalentes por faixa etária (lembre-se que ocorre mais nos extremos de idade devido aos…
Leia mais

CORRIMENTOS VAGINAIS

Os corrimentos vaginais são cobrados nas provas de residência, mas o tema é simples. Para os concursos você precisa saber: características de cada corrimento (cor, consistência, volume, odor, sintomas, pH e teste de aminas), opções terapêuticas e identificar a DST – tricomoníase. Veja uma questão exemplo sobre esse tema:   UERG – 2016 – Paciente…
Leia mais

DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA (DIP)

A DIP é achado frequente nos atendimento de urgência e nas provas de residência. Então, saiba seus fatores de risco, os critérios diagnósticos do CDC (tópico mais cobrado), opções terapêuticas, indicações de internação e cirurgia e, as sequelas. Veja uma questão exemplo sobre esse tema:   UNITAU – Paciente com 19 anos vem ao ambulatório…
Leia mais

DST’s – SÍFILIS

As DST’s são importante problema de saúde pública e merecem diagnóstico e tratamento rápidos. Para as provas de residência, você precisa saber as características clínicas de cada DST e as opções terapêuticas. Como a incidência de sífilis aumentou bastante nos últimos anos, a sua incidência nas provas também cresceu (e muito!). Então, domine esse tema!…
Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST’s)

As DST’s são importante problema de saúde pública e merecem diagnóstico e tratamento rápidos. Para as provas de residência, você precisa saber as características clínicas de cada DST (presença de úlcera, dolorosa ou não, lindafenopatia) e as opções terapêuticas. Como a incid. Veja uma questão exemplo sobre esse tema:   UFPR – 2016 – Paciente…
Leia mais