Categoria: GINECOLOGIA

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL (SUA)

O SUA inclui os sangramentos de origem uterina relacionados à gravidez e suas complicações, distúrbios da hemostasia, anormalidades estruturais ou sangramento disfuncional. Para as provas de residência, você deve focar em entender os padrões anormais de sangramento, saber as causas mais prevalentes por faixa etária (lembre-se que ocorre mais nos extremos de idade devido aos…
Leia mais

CORRIMENTOS VAGINAIS

Os corrimentos vaginais são cobrados nas provas de residência, mas o tema é simples. Para os concursos você precisa saber: características de cada corrimento (cor, consistência, volume, odor, sintomas, pH e teste de aminas), opções terapêuticas e identificar a DST – tricomoníase. Veja uma questão exemplo sobre esse tema:   UERG – 2016 – Paciente…
Leia mais

DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA (DIP)

A DIP é achado frequente nos atendimento de urgência e nas provas de residência. Então, saiba seus fatores de risco, os critérios diagnósticos do CDC (tópico mais cobrado), opções terapêuticas, indicações de internação e cirurgia e, as sequelas. Veja uma questão exemplo sobre esse tema:   UNITAU – Paciente com 19 anos vem ao ambulatório…
Leia mais

DST’s – SÍFILIS

As DST’s são importante problema de saúde pública e merecem diagnóstico e tratamento rápidos. Para as provas de residência, você precisa saber as características clínicas de cada DST e as opções terapêuticas. Como a incidência de sífilis aumentou bastante nos últimos anos, a sua incidência nas provas também cresceu (e muito!). Então, domine esse tema!…
Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST’s)

As DST’s são importante problema de saúde pública e merecem diagnóstico e tratamento rápidos. Para as provas de residência, você precisa saber as características clínicas de cada DST (presença de úlcera, dolorosa ou não, lindafenopatia) e as opções terapêuticas. Como a incid. Veja uma questão exemplo sobre esse tema:   UFPR – 2016 – Paciente…
Leia mais

ENDOMETRIOSE

Nas provas de residência, são cobrados sobre a endometriose, principalmente, os sintomas clínicos e a propedêutica, as indicações e os efeitos do tratamento clínico, conhecendo os agentes terapêuticos mais utilizados, as indicações do tratamento cirúrgico e a influência da endometriose na fertilidade. Essa doença é definida pela presença de tecido endometrial fora da cavidade endometrial.…
Leia mais

SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma importante causa de amenorreia secundária e infertilidade. Nas provas de residência geralmente são cobrados os critérios diagnósticos da SOP, os diagnósticos diferenciais e o manejo clínico (mudanças de estilo de vida, regularização de ciclo menstrual e controle metabólico). Lembre-se que as implicações metabólicas da SOP devem ser…
Leia mais

LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Em provas de residência, os critérios diagnósticos de LES sãos os queridinhos dos examinadores. Muitas vezes o aluno chega para a prova com a ideia de que sempre encontrará eritema malar, lesão discoide ou ulceras orais entre os critérios. No entanto, lembre-se que apesar de quase sempre serem citados, o enunciado precisa apresentar 4 para…
Leia mais

CICLO MENSTRUAL

O entendimento do ciclo menstrual é importante para a compreensão de vários tópicos em ginecologia. Os principais pontos cobrados nas provas de residência são os mecanismos de feedback entre hipotálamo- hipófise e ovários, os principais hormônios e mediadores envolvidos no recrutamento folicular e regulação do ciclo menstrual e o mecanismo de ovulação e gonadotrofinas envolvidas.…
Leia mais

PLANEJAMENTO FAMILIAR

Em provas de residência, os principais temas cobrados de planejamento familiar são sobre contraceptivos orais, principalmente, quais os hormônios utilizados e seus efeitos positivos e negativos. Além disso, é importante saber os critérios de elegibilidade da OMS (basta saber quando NÃO usar um método). Veja no exemplo a seguir uma questão sobre esses critérios:  …
Leia mais