Categoria: MEDICINA PREVENTIVA

Inteligência Artificial para Estudo de Residência Médica

SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR

O tema Sistema de Saúde Suplementar é pouco cobrado em concursos de residência médica Abordaremos apenas os itens mais relevantes sobre o assunto. É importante que você saiba que até o ano de 1998 o setor de saúde suplementar no Brasil não era regulamentado, e o seu marco legal ocorreu com o conjunto da Lei…
Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Para as provas de residência, é necessário que você saiba os principais aspectos sobre a Atenção Primária à Saúde, Níveis de Prevenção, Política Nacional de Humanização, PNAB, Sistemas Fragmentados x Redes de Atenção à Saúde. O termo atenção primária à saúde (APS) vem sendo cobrado cada vez mais nas provas. Vamos ver uma questão exemplo:…
Leia mais

RASTREAMENTO

Muitos concursos têm cobrado sobre o rastreamento em questões de saúde pública, ou seja, entre 4 e 6 questões de preventiva. Assim, dê atenção especial a esse tema. Lembre-se que rastreamento implica em identificar a doença no paciente antes dele apresentar sinais e sintomas. Não confunda com diagnóstico precoce, em que os sintomas e sinais…
Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E MÉTODO CLÍNICO CENTRADO NA PESSOA

Para as provas de residência, os itens mais cobrados sobre PSF/ESF são: passos para implantação do PSF em uma comunidade, NASF e, principalmente, atribuições dos membros do PSF. Outro tópico que vem garantindo pelo menos uma questão na prova de preventiva é o método clínico centrado na pessoa. Vamos ver uma questão exemplo e depois…
Leia mais

FINANCIAMENTO DO SUS

Para as provas de residência, é necessário que você entenda funcionamento do financiamento do SUS, cuja responsabilidade é das três esferas do governo.  Cada esfera governamental deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde. Vamos ver uma questão exemplo:   UFRJ – 2017 – A composição do gasto em saúde no…
Leia mais

PACTO PELA SAÚDE 2006

Para as provas de residência, é necessário que você entenda que frente à necessidade de consolidação do SUS, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretária de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde pactuaram responsabilidades entre os 3 gestores do SUS e, para isso implementaram o Pacto pela Saúde, composto…
Leia mais

NORMAS OPERACIONAIS – IMPLANTAÇÃO DO SUS

Nós já sabemos para as provas de residência que as leis nº 8.080 e nº 8.142 foram publicadas sobre a criação do SUS e sobre descentralização e participação social, respectivamente. Como essas leis “viraram realidade”? Por meio da criação nas Normas Operacionais (Básicas – NOBs; e de Assistência de Saúde – NOAS), ou seja, instrumentos…
Leia mais

ANÁLISE DA LEI Nº 8.080

A importância da Lei nº 8.080 ou Lei Orgânica da Saúde consiste no fato de que ela “criou” o SUS. Alguns concursos cobram questões que são cópias dos artigos dessa lei, então você precisa conhecê-la para fazer suas provas. Os principais itens constantes na lei são: atribuições e competências das três esferas de governo; funcionamento…
Leia mais

IMPLANTAÇÃO E PRINCÍPIOS DO SUS

As questões sobre implantação e princípios do SUS são sempre presentes nas provas de residência. Então, antes de tudo, vamos relembrar a definição do SUS: O SUS representa o conjunto de serviços de saúde e ações desenvolvidas por todas as esferas do governo, por todos os órgãos públicos e instituições públicas e pela iniciativa privada…
Leia mais

ESTUDOS TIPO INDIVÍDUO

Relembre que para melhor entendimento dos estudos epidemiológicos e para o acerto das questões das provas de residência, podemos dividir os estudos em agregados/populacional x individual, em seguida em observacionais x experimentais/ intervencionistas, depois em transversal (dados colhidos em um único momento) x longitudinal (acompanhamento ao longo do tempo). Vamos revisar aqui os principais tópicos…
Leia mais